Como montar um planejamento de marketing de conteúdo? Entenda!

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🕘 4 min de leitura

Neste artigo, você vai aprender como montar um planejamento de marketing de conteúdo de maneira eficiente. Afinal, somente postar por postar nunca é a melhor decisão, já que um planejamento é o que vai possibilitar mensuração. 

Mesmo que você seja iniciante ou não saiba muito bem por onde começar, o Casal B2B vai te ajudar nisso.

Continue lendo e saiba mais.

como montar um planejamento?

Dicas para montar um planejamento de marketing de conteúdo

  • Crie um funil de vendas: topo, meio, fundo.
  • Determine as mídias que você vai usar.
  • Determine objetivos para os conteúdos.
  • Nunca poste por postar.
  • Crie um fluxo de reaproveitamento de conteúdo.

Um bom planejamento de marketing de conteúdo passa por vários processos. Afinal, cada negócio é único, cada produto é único e cada serviço também é único. Por isso, antes mesmo de sair planejando, é preciso olhar para dentro e entender mais sobre o negócio em si.

Entenda o público-alvo, onde essas pessoas estão, como elas consomem conteúdo e por aí vai. Com isso você poderá começar a colocar o seu planejamento de marketing de conteúdo em prática.

A seguir, entenda mais sobre cada etapa.

Crie um funil de vendas: topo, meio, fundo

Antes de mais nada, você precisa pensar em uma estrutura de funil de vendas para o negócio. Isto é, você precisa pensar como e onde criar cada tipo de conteúdo de maneira que conduza o lead para o objetivo final, que é vender.

Uma estratégia de marketing de conteúdo passa pela criação de um funil que tem o objetivo de conduzir o lead. A seguir, entenda mais sobre cada etapa.

Topo

O topo do funil de vendas é onde você vai criar conteúdos diversos, para diversos públicos. Isto é, as pessoas que estão no topo do funil ainda não conhecem a sua empresa ou solução. Talvez elas ainda nem saibam que tem um problema para resolver.

Meio

O meio do funil é o lugar onde você vai criar conteúdos para as pessoas que avançaram de fase vindo do topo. Algumas simplesmente vão embora. Mas outras, avançam. E você pode descobrir isso rastreando a navegação e identificando os conteúdos consumidos e baixados.

Fundo

E por fim, temos o fundo do funil, que é o objetivo principal de um planejamento de marketing de conteúdo. Afinal, passar pelo fundo do funil significa que alguém comprou o seu produto ou serviço.

Nesse vídeo explicamos com mais detalhes:

 

Determine as mídias que você vai usar

Agora que você já tem uma melhor ideia de como conduzir as pessoas pelo funil de vendas, é horas de começar a colocar em prática o seu planejamento de marketing de conteúdo. Para isso, você precisa definir quais mídias usar nesse projeto.

Embora o marketing de conteúdo tenha se popularizado na internet, saiba que ele já existe há muito tempo. Por isso, as únicas mídias não estão exclusivamente online. Produzir uma revista, por exemplo, é fazer marketing de conteúdo.

Por isso, defina essa fase com base no seu público-alvo. É o seu público que vai consumir o conteúdo e você precisa saber onde ele está.

Começar pela internet é a maneira mais fácil de estruturar um plano de conteúdo. Afinal, você pode usar as mídias sociais para começar ainda hoje. Mas não deixe de estudar todos os caminhos possíveis.

engajamento nas redes sociais

Determine objetivos para os conteúdos

Cada conteúdo precisa ter um objetivo claro. Isto é, você não pode produzir conteúdos aleatórios só porque você acha “legal”. É preciso produzir conteúdo direcionado, focado e com um objetivo muito claro. Afinal, é só assim que você conseguirá mensurar e entender se aquilo deu ou não deu certo.

No planejamento de conteúdo você precisa considerar o que cada conteúdo vai trazer para o seu projeto. Além disso, você precisa entender como cada conteúdo vai deixar o lead mais perto de uma compra.

Dica: sempre peça alguma coisa para o seu público. Não poste conteúdos “vazios”. Sempre peça um clique, um cadastro, etc. No longo prazo, isso vai virar algo grandioso, já que você vai ter cada vez mais pessoas fazendo o que você pede nos conteúdos.

Nunca poste por postar

Postar nas mídias sociais é a coisa mais simples do mundo. Afinal, você está há poucos cliques de distância de colocar um conteúdo online. No entanto, é preciso entender que, postar por postar, não é legal. Você precisa postar de maneira assertiva, pontual e direcionada. Isto é, com um planejamento por trás.

Cada conteúdo precisa ter um propósito muito claro e todos eles precisam seguir um planejamento para chegar em um objetivo proposto. Ao postar por postar, você até pode ter resultados em métricas, como likes e compartilhamentos. Mas isso, por si só, não gera vendas e não traz resultados reais.

 

Crie um fluxo de reaproveitamento de conteúdo

E ainda, você pode reaproveitar o seu conteúdo de inúmeras formas diferentes, principalmente na internet. Assim sendo, ao montar um planejamento de marketing de conteúdo, você pode criar um fluxo de reaproveitamento de conteúdo de maneira que cada conteúdo criado possa virar um outro material.

Por exemplo: uma postagem no Instagram pode virar um artigo mais completo no blog. Um artigo no blog pode virar um áudio de podcast – e por aí vai.

Conte com o Casal B2B para te ajudar nessa jornada de planejamento e produção de conteúdo. Vamos ajudar o seu projeto ou a sua empresa e se posicionar melhor para vender mais através do marketing de conteúdo. 

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