O que é inbound marketing e como aplicá-lo na sua estratégia

marketing de atração
🕘 4 min de leitura

O inbound marketing é uma das maiores e melhores estratégias de atração de público que você pode ter na sua empresa.

Afinal, com o inbound marketing, é possível encontrar pessoas que querem o seu produto ou serviço, no exato momento em que elas estão procurando por ele.

Mas para isso, é preciso entender como criar uma estratégia de inbound marketing e como colocá-la em prática.

Lembre-se que o longo prazo é o “segredo” do sucesso do seu projeto. Com inbound marketing, o mesmo acontece. Afinal, a sua base de leads começa a crescer aos poucos.

Neste artigo, o Casal B2B vai te ajudar a entender mais sobre inbound marketing.

Continue lendo.

O que é inbound marketing?

O inbound marketing nada mais é do que um sistema de atração de pessoas para o seu negócio. No entanto, pessoas extremamente motivadas a comprar alguma solução sua.

De maneira literal, podemos traduzir o inbound marketing justamente dessa maneira: marketing de atração.

Basicamente, todas as estratégias de marketing são voltadas e baseadas para quem deseja criar um base de leads qualificados.

O marketing de conteúdo é uma das maiores fontes de tráfego qualificado para o seu produto ou serviço. Afinal, com conteúdo certo, as pessoas certas começam a seguir o seu negócio.

Lembra do longo prazo? Pois é. É ele que vai entrar em ação, pois o público começa a virar uma verdadeira bola de neve a favor do seu projeto.

Com os conteúdos certos, mais e mais pessoas começam a chegar e, percentualmente, uma boa parte dessas pessoas fecharão negócio com a sua empresa.

A seguir, veja algumas dicas de como usar o inbound marketing.

Como usar o inbound marketing no seu negócio

Existem muitas formas de usar inbound marketing. Veja algumas:

  1. Produza conteúdo que agregue valor.
  2. Capte o contato das pessoas.
  3. Mostre o “próximo passo”.
  4. Tenha produtos ou serviços disponíveis.
  5. Faça benchmark para entender a concorrência.

Produza conteúdo que agregue valor

O inbound marketing é sobre atrair pessoas para o seu projeto. Isto é, você quer atrair pessoas que, de fato, querem comprar algo de você no curto, médio e longo prazo.

Por isso, o que você vai fazer é basicamente isso: produzir conteúdo para que essas pessoas certas encontrem o seu produto ou projeto.

Se você quer vender serviços de martelinho de ouro na sua cidade, produzir conteúdo sobre veículos, cuidados, manutenção e reparos é uma boa ideia.

Afinal, você vai atrair pessoas que tenham interesse nisso e elas saberão que, quando precisar, você estará lá para ajudar.

conteudo de valor

Capte o contato das pessoas

Não adianta só produzir conteúdo e soltá-lo na internet. É preciso ter uma estratégia por trás disso. Isto é, uma estratégia de marketing de conteúdo.

Captar o contato das pessoas que consomem o seu conteúdo é importantíssimo para criar uma base de fãs forte.

Você precisa do contato das pessoas para, depois, vender um produto.

Esses são os chamados “leads”. Isto é, as pessoas que tem algum interesse no que você tem a oferecer.

Essa captação de contatos pode ser de inúmeras maneiras diferentes. Pode ser via e-mail, pode ser via WhatsApp, grupos de Telegram ou o que for.

O importante é trazer a pessoa para ainda mais perto de você – e não apenas depender das mídias sociais ou Google para alcançá-las.

Primeiro você atrai com conteúdo, depois você capta com algum presente, isca digital ou algo parecido. Siga esta equação!

captação de leads

Mostre o “próximo passo”

Se tem uma coisa que motivas as pessoas a ficarem mais e mais na sua base de fãs, é enxergar um “próximo passo”. Isto é, elas precisam saber que algo vai acontecer “depois”.

Por isso, é muito importante que você mantenha a sua produção de conteúdo ativa, constante e de altíssima qualidade.

Além disso, prepare eventos online, programações diferentes e tudo o que você puder para manter as pessoas com a expectativa alta.

É muito importante mostrar para as pessoas que o conteúdo não acaba ali. Ele continua. Sempre terá mais e melhor.

Use gatilhos mentais para continuar oferecendo motivos para as pessoas te seguirem e fazerem parte de sua base de fãs.

Tenha produtos ou serviços disponíveis

Se tem algo importante que você precisa considerar na hora de produzir conteúdo para inbound marketing, é: tenha produtos e serviços disponíveis.

É fundamental oferecer um degrau a mais para que as pessoas acessem aquilo que elas querem e precisam.

Ter um produto ou serviço disponível ajuda muito a construir autoridade.

Afinal, não existe momento certo para produzir conteúdo e depois criar um produto.

O produto ou o serviço precisa existir. Eles precisam ser o fator motivacional para indicar o caminho para as pessoas.

Lembre-se que o objetivo final do inbound marketing é atrair para vender. E não só atrair.

Logo, se você atrair e não tiver o que vender, o custo da operação pode ser alto demais.

Faça benchmark para entender a concorrência

E por fim, faça sempre um benchmark para entender a concorrência direta e indireta.

Veja o que a sua concorrência está fazendo, quais são as estratégias de marketing e que tipo de produto elas estão desenvolvendo.

Lembre-se que ter concorrência em um projeto não é algo ruim. Dá mais trabalho. Mas ao mesmo tempo, indica que é um nicho lucrativo e que você pode ser lucrativo.

Conte com o Casal B2B para te ajudar nesse processo e jornada de construção de conteúdo.

Nós te ajudamos a montar a sua estratégia de inbound marketing do começo ao fim.

Entre em contato agora mesmo.

Veja também:

Produzir conteúdo de forma errada pode comprometer seu sucesso nas mídias sociais. No Casal B2B,
Descubra como Rosiani e o Orquidário Recanto das Orquídeas transformaram sua paixão em um e-commerce