O que faz um social media estrategista de marketing

o que é um social media
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Um social media estrategista de marketing é responsável não apenas por publicar posts nas mídias sociais. Muito pelo contrário.

Ele tem uma carga de tarefas importantíssima para atingir determinados objetivos da empresa com a ajuda do “online”.

Neste artigo, o Casal B2B vai te ajudar a entender mais sobre o que faz um social media estrategista de marketing. Veja suas principais atribuições e, principalmente, como isso é importante para o êxito nas campanhas.

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Entenda o que faz um social media estrategista de marketing

Um social media estrategista de marketing é responsável por uma série de atividades relacionadas aos objetivos de marketing da empresa.

Ainda mais hoje em dia em que não há mais definição de “online” e “offline”. Tudo trabalha junto, em conjunto, de maneira única – mas respeitando cada necessidade de marketing.

A função do social media estrategista de marketing é de levar para o digital, tudo aquilo que foi debatido e decidido pela empresa nos “bastidores”.

Veja algumas dessas funções:

  • Alinhamento de personas e comunicação.
  • Entendimento do objetivo global de marketing.
  • Estratégia para alcançar micro-metas online.
  • Planejamento de campanhas.
  • Alinhamento de todas as mídias com os objetivos de marketing.

 

A seguir, entenda mais sobre elas.

Alinhamento de personas e comunicação

O profissional social media estrategista de marketing é um dos profissionais mais importantes para o construir a imagem da marca.

Afinal, hoje em dia é muito mais fácil aparecer para as pessoas do que no passado. As mídias sociais tornaram muito baratas as exposições de marca.

No entanto, é preciso de um profissional qualificado, capacitado e com visão estratégica para fazer isso.

Não basta somente postar nas mídias sociais ou criar artes bonitas. É preciso fazer isso com alinhamento de comunicação.

E alinhar persona e comunicação é o um dos primeiros passos.

Isto é, a empresa precisa se comunicar de um jeito específico, para um público específico. Cabe ao estrategista criar uma comunicação que supra essa necessidade online.

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Entendimento do objetivo global de marketing

O objetivo global de marketing é o que vai nortear todo o trabalho do social media estrategista de marketing.

Afinal, é preciso ter um ponto de partida que faça sentido para os objetivos da empresa. Não basta postar por postar e muito menos de maneira aleatória.

É preciso fazer isso com um objetivo muito claro já conhecido. Logo, é preciso que o profissional de marketing voltado para o digital saiba explorar essas necessidades para atingir os objetivos.

As artes, vídeos, postagens em geral, são apenas a execução. Mas antes disso, vem o planejamento que deve ter base nas necessidades de marketing da empresa.

Estratégia para alcançar micro-metas online

Não é só de grandes metas que vive o social media. Ele vive, também, das metas médias e pequenas. Afinal, são elas que levarão ao grande objetivo global final.

Por isso, cabe ao estrategista de social media decidir que tipo de estratégias são boas o bastante para “chegar lá”.

Por exemplo, pode-se criar iscas digitais para aumentar a base de leads ou até mesmo criar campanhas de remarketing para alguma página específica que foi visitada.

As micro-metas, que tem um valor ativo muito grande, são importantes para o curto e médio prazo. Elas ajudam a guiar o trabalho e geram conversões.

Planejamento de campanhas

Outra atividade relacionada que está no escopo do social media estrategista de marketing é o planejamento de campanhas.

Isto é, planejar campanhas específicas para atingir um determinado objetivo estipulado pelo marketing global da empresa.

Essas campanhas podem ser feitas de inúmeras maneiras no ambiente online. Basta escolher o melhor caminho para atingir o objetivo X ou Y.

As campanhas pagas, por exemplo, são muito assertivas quando há um planejamento prévio e inúmeras possibilidades de alcance.

Não basta só impulsionar um post ou comprar seguidores para uma página. É preciso fazer isso com objetivo para encontrar as pessoas certas.

Por exemplo, você pode criar uma campanha voltada para gerar conversões de leads frios.

Ou, ainda, pode criar uma campanha de remarketing para pessoas que visitaram uma página de blog/site específica.

Tudo vai depender dos objetivos de marketing. E quem vai criar a melhor estratégia para “chegar lá”, é justamente o social media estrategista de marketing.

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Alinhamento de todas as mídias com os objetivos de marketing

As mídias sociais não são um braço isolado e a parte de uma empresa.

As mídias sociais nada mais são do que um conjunto de mídias que devem ser usadas com um plano estratégico para cada uma.

O tipo de conteúdo que vai para o YouTube é diferente do que vai para o Facebook, que é diferente do que vai para o Instagram.

No entanto, é preciso alinhar todas essas necessidades das mídias sociais, com as necessidades do marketing global da empresa.

Tudo começa com um objetivo claro e bem definido, e depois o estrategista leva isso para a mesa e decide o que fazer, onde fazer e como fazer.

Não é apenas criação de artes e posts no Insta…

Um estrategista de mídias sociais não é apenas um criador de artes. O trabalho é muito além de produzir e postar.

Esse trabalho é também importante, mas se trata de um trabalho mais mecânico.

A parte estratégica e que faz as coisas funcionarem ou não, fica a cargo do estrategista de social media.

Se você precisa desse profissional na sua empresa, conte com o Casal B2B para te ajudar nessa jornada.

Entre em contato agora mesmo para saber mais.

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