Como aumentar as chances de converter leads em clientes

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Se você quer aprender como converter leads em clientes, está no lugar certo. Afinal, neste artigo, o Casal B2B vai te ajudar com algumas dicas e ideias para transformar leads em clientes do seu negócio.

No entanto, saiba que isso nem sempre é tão fácil quanto parece, mas é simples. Tudo o que você precisa fazer, é criar um funil de vendas e trabalhar ações pontuais em cada estágio.

Muitas vezes um lead ainda não está 100% pronto para comprar, mas ele está quase lá. Enquanto que outros, só estão esperando a oferta certa para converter.

Quer aprender como fazer isso? Então continue lendo!

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Dicas de como converter leads em clientes

Para aprender como converter leads em clientes, você precisa entender que esse é um processo. Isto é, não acontece em um passe de mágica. Leva tempo, dá trabalho e não existe padrão.

A seguir, veja algumas dicas práticas de como “chegar lá” e transformar os leads em clientes do seu negócio:

  1. Tenha um processo de funil de vendas;
  2. Atraia as pessoas certas para se tornarem leads;
  3. Crie ações de marketing para o fundo do funil;
  4. Produza conteúdo educativo para o topo do funil;
  5. Trabalhe provas sociais para gerar credibilidade;
  6. Faça lançamentos exclusivos para determinados grupos;
  7. Identifique demandas entre seus leads.

Continue lendo para entender o passo a passo de cada item da lista.

Tenha um processo de funil de vendas

Antes de mais nada, saiba que é importantíssimo ter um processo bem estabelecido de funil de vendas. Isto é, você precisa ter um padrão de captação e gestão de leads, de modo que você saiba onde cada pessoa está.

Assim sendo, o funil de vendas é o que vai te ajudar nisso tudo, de modo que ele possa ser uma ótima forma de ilustrar um pouco mais cada um dos potenciais clientes.

O funil de vendas é algo “lúdico”, que tem como objetivo demonstrar onde cada lead está dentro de um comportamento de compra.

Inclusive, temos um artigo que vai te ajudar mais nisso, veja os principais erros ao gerar leads para o seu negócio.

O processo de funil de vendas terá topo, meio e fundo, onde:

  • Topo: pessoas com pouco conhecimento sobre o produto e pouca necessidade de comprá-lo;
  • Meio: pessoas que conhecem o produto e conhecem a necessidade, mas ainda não estão prontas para comprar por qualquer motivo;
  • Fundo: pessoas que conhecem o produto, sabem da necessidade e estão procurando a solução para resolver o problema na hora.

Com essa organização bem definida entre os seus leads, converter mais será mais fácil!

Atraia as pessoas certas para se tornarem leads

De nada adianta você ter um montão de pessoas na sua base de leads, se nenhuma delas está realmente interessada em comprar o seu produto no médio e longo prazo.

Isto é, você precisa encontrar os leads certos para trabalhar ações de marketing que sejam realmente viáveis para o seu negócio.

Portanto, quantidade não é qualidade. Foque em qualidade na hora de atrair leads para a sua base. Busque somente pessoas com o mínimo de interesse em algo que você tem a dizer.

Não adianta ter uma lista de e-mails enorme, com milhões de contatos, onde somente algumas centenas realmente se interessam. Lembre-se disso!

Veja também: Por que o número de leads não é o único indicador de sucesso.

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Crie ações de marketing para o fundo do funil

Conforme você entendeu anteriormente, o fundo do funil é onde as pessoas têm mais interesse em comprar o seu produto ou serviço.

Portanto, as ações de marketing de mais impacto devem estar voltadas para esse estágio, de modo a buscar as conversões que estão ali “esperando”.

Quando você sabe que há pessoas quase fechando negócio com você, vale a pena investir em promoções, descontos, ofertas ou o que for para que o negócio seja fechado.

O fundo do funil sempre será um número menor de pessoas, mas com alta capacidade de converter.

Produza conteúdo educativo para o topo do funil

O topo do funil é onde vai estar o maior número de pessoas.

Portanto, produza conteúdo educativo para o topo do funil, de maneira a educar essas pessoas a comprarem o seu produto no médio e longo prazo.

O conteúdo educativo te ajuda a construir uma melhor capacidade de geração de conversões, pois as pessoas vão aprender que tem uma necessidade e vão ver que você tem a solução.

Trabalhe provas sociais para gerar credibilidade

As provas sociais aproximam as pessoas que ainda não compraram o seu produto de eventualmente comprarem.

Por isso, trabalhe provas sociais para gerar credibilidade nos leads quentes, que estão perto de converter.

Use depoimentos de clientes satisfeitos para mostrar a leads qualificados que eles podem confiar no seu produto ou serviço e que tem gente que já confia e está feliz por isso.

Faça lançamentos exclusivos para determinados grupos

Em determinados estágios do funil de vendas, você pode fazer promoções específicas.

Para leads do fundo do funil, por exemplo, você pode fazer lançamentos exclusivos e oferecer promoções, descontos, bônus, brindes e outras coisas a mais para gerar a conversão.

Identifique demandas entre seus leads

E por fim, faça um trabalho de identificação de demandas para criar um produto cada vez mais personalizado para os leads.

Entenda como os leads estão se comportando para poder criar ofertas e promoções irresistíveis, abordando uma série de demandas que eles tenham.

Tudo isso vai te ajudar a converter mais leads em clientes.

E se você precisar de uma ajudinha nisso tudo, conte com a gente.

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