O marketing de conteúdo é uma das principais fontes de geração de novas vendas. Afinal, é a partir do marketing de conteúdo que, muitas vezes, um potencial cliente tem a sua jornada de compra iniciada.
No entanto, você sabe como surgiu o marketing de conteúdo? Será que ele é assim tão recente e só apareceu, de fato, na internet?
Neste artigo, você vai entender tudo sobre o tema.
Portanto, continue lendo e saiba mais!
A origem do Marketing de Conteúdo – Será que é recente?
O marketing de conteúdo não é recente. Muito menos surgiu na internet.
A história desse tipo de estratégia começa lá atrás, com uma ideia desenvolvida pela empresa John Deere, que é uma empresa de máquinas e equipamentos agrícolas dos Estados Unidos.
Basicamente, eles inseriram o conceito de marketing de conteúdo no mercado – mesmo que a estratégia não tenha sido denominada dessa forma.
Em 1895, eles lançaram uma revista chamada “The Furrow“. Nessa revista, a empresa John Deere desenvolveu uma série de conteúdos para seus clientes e interessados em seus produtos.
Com informações do mercado e dos equipamentos, os leitores puderam ficar mais próximos da empresa. Essa proximidade, com o tempo, gerou branding e gerou vendas.
Hoje, a revista da John Deere está em 40 países e é desenvolvida para mais de 12 línguas. Isto é: eles continuam desenvolvendo o marketing de conteúdo da forma que eles mesmos criaram há mais de 120 anos!
Como o marketing de conteúdo vai contribuir para o seu negócio
Fazer marketing de conteúdo não é tão simples. Tampouco, rápido.
Isto é, você precisa de um plano estratégico que faça sentido para a sua empresa e os objetivos dela.
No entanto, quando as coisas começam a fluir, muitos benefícios são percebidos. Como:
- Aquecimento de prospectos.
- Geração de relacionamento e conexão.
- Geração de valor.
- Educação do mercado.
- Reduz o custo de aquisição por cliente.
- Gera vendas no fim do funil.
Aquecimento de prospectos
O aquecimento dos prospectos é um dos benefícios mais incríveis do marketing de conteúdo. Isso porque você consegue, a partir do desenvolvimento de conteúdo, fazer com que as pessoas fiquem prontas para comprar o seu produto.
Isto é, você pode desenvolver uma série de conteúdos educativos e que ensinam as pessoas sobre o seu produto. Afinal, muitas vezes as pessoas sequer sabem que precisam da sua solução.
Além disso, o aquecimento de prospectos garante que você construa um funil de vendas controlado. Isto é, você sabe exatamente onde cada potencial cliente está na escala de conversão.
Geração de relacionamento e conexão
Outro ótimo benefício do marketing de conteúdo, mesmo de maneira indireta, é a geração de relacionamento com os potenciais clientes.
Isso decorre do fato de que todo e qualquer conteúdo que você oferece para o seu público-alvo, seja através de uma revista como a The Furrow ou através de um post no Instagram, gera conexão.
As pessoas começam a ficar mais perto da sua marca e do seu produto pois há relacionamento genuíno.
Uma curtida na postagem ou uma inscrição no seu canal do YouTube é o início de um relacionamento que pode gerar vendas lá na frente.
Geração de valor
A ideia central da produção de conteúdo através do marketing de conteúdo é gerar valor para o seu público-alvo. Isto é, ajudá-lo de alguma maneira a partir de algum conteúdo grátis.
Se você fizer uma postagem na sua mídia social e ajudar alguém com aquelas informações, haverá geração de valor. O potencial cliente passará a considerar a sua empresa mais do que as outras concorrentes.
No entanto, é preciso criar uma estratégia para gerar valor. E o primeiro passo é entender o seu público-alvo e suas dores.
Educação do mercado
O marketing de conteúdo, além de gerar valor e aproximar o seu público-alvo da sua empresa, gera também educação. Isto é, as pessoas aprendem a comprar o seu produto.
Usar o marketing de conteúdo para educar as pessoas é uma maneira fantástica de gerar vendas no longo prazo. Principalmente se você trabalha de maneira contínua.
Afinal, cada pessoa está em uma fase diferente do processo de compra. Educá-las para que todas passem pelo fundo do funil convertendo em vendas é muito importante.
Reduz o custo de aquisição por cliente
O custo de aquisição por cliente precisa sempre ser considerado na sua empresa. Até porque, convenhamos, os clientes não chegam “de graça”, não é mesmo?
O marketing de conteúdo, portanto, é uma ótima maneira de reduzir esse custo. Mas para isso, é preciso criar uma estratégia de conteúdo com começo, meio e fim.
Isto é, o conteúdo precisa oferecer um caminho planejado para que, lá no fim do funil, o prospecto faça uma compra ou contrate um serviço.
O marketing de conteúdo é responsável por educar as pessoas e com o passar do tempo o custo por aquisição de clientes é muito reduzido – pois as pessoas simplesmente sabem que precisam do seu serviço/produto.
Gera vendas no fim do funil
E por fim, obviamente, o marketing de conteúdo é responsável por vender! Muitas vezes, não diretamente. Mas mesmo assim, em alguma fase do processo, as vendas começarão a acontecer.
A história de trabalhar com marketing de conteúdo nos mostra que o sucesso nessa estratégia está logo ali na frente.
O valor agregado para a sua marca e para a sua imagem é muito grande. Isso não tem preço. Afinal, essa construção de imagem gera credibilidade, que gera interesse, que gera vendas.
Conte com o Casal B2B para te ajudar nessa jornada do marketing de conteúdo!