A automação de marketing é uma das ferramentas mais interessantes para quem quer e precisa delegar determinadas ações de rotina. Como por exemplo, enviar um e-mail ou uma sequência de e-mails.
No entanto, para criar uma boa automação de marketing você precisa focar em estratégias e ideias – e não na melhor ferramenta para isso.
Afinal, todas as ferramentas podem fazer qualquer tipo de atividade que você deseja. Mas o mais importante é ter a estratégia certa e o tempo disponível para testes.
A seguir, entenda mais sobre o assunto e veja como a automação de marketing pode ser implementada junto do inbound marketing.
Você sabe o que é automação de marketing?
Automação de marketing nada mais é do que uma estratégia de otimizar envio de e-mails, mensagens ou conteúdos em geral.
Além disso, a automação de marketing garante que haja um cronograma orquestrado de fluxos de e-mail e conteúdo. Tudo de maneira automatizada.
No entanto, para criar uma automação de marketing eficiente você precisa testar muito. Afinal, os testes é que vão indicar os caminhos certos (ou menos errados).
Não há receita, já que cada projeto e cada tipo de base de leads vai precisar receber uma atenção especial.
Por isso, antes de mais nada, crie uma estratégia de marketing eficiente.
A seguir, entenda mais sobre automação de marketing no inbound marketing.
Como a automação de marketing pode ajudar no inbound marketing
Nós já temos um artigo aqui no blog que te ajuda a entender o inbound marketing, veja: O que é inbound marketing e como aplicá-lo na sua estratégia.
O inbound marketing nada mais é do que uma estratégia de atração de leads através de conteúdo. O conteúdo atrai os leads certos e aí o processo de venda começa.
Assim sendo, veja como o inbound marketing pode ser impulsionado através da automação:
- E-mail marketing com fluxos automáticos.
- Separação de leads por segmentos.
- Separação de leads por comportamentos.
- Criação de novos produtos/soluções com base nos leads.
- Criação de relacionamento e branding.
E-mail marketing com fluxos automáticos
Os fluxos automáticos de e-mail são conhecidos, também, como automação. Afinal, há uma automatização do envio de e-mails.
No entanto, para que isso dê certo pra você e seja realmente viável e lucrativo, é preciso ter estratégias. Sem estratégias e ideias para testar e validar, o fluxo automático não vai pra frente.
Afinal, conforme você já entendeu, um fluxo automático é apenas uma ferramenta. Se ela não estiver bem calibrada, os resultados não vem.
No entanto, quando bem calibrada, os leads que você atraiu com conteúdo podem ser preparados para a compra de maneira automatizada.
Aí, sim, a roda começa a girar a seu favor.
Separação de leads por segmentos
Outra ferramenta muito interessante dentro das ferramentas de automatização de marketing, é a separação de leads por segmentos.
Isto é, conforme você vai captando leads online, ao mesmo tempo, você tem a oportunidade de segmentá-los corretamente.
Você consegue saber qual é o real interesse de um lead a partir do conteúdo que ele vem. Por isso é tão importante ter uma estratégia de conteúdo bem orquestrada.
Caso contrário, a ferramenta de automação não vai servir para muita coisa – apenas para acumular um monte de contatos que você nem sabe muito bem o que fazer.
Separação de leads por comportamentos
Outro recurso excelente de uma boa ferramenta de automação de marketing em conjunto com o inbound marketing, é a separação de leads por comportamentos.
Isto é, você consegue organizar os seus contatos de acordo com os tipos de comportamentos que eles tiveram recentemente com os seus conteúdos.
Por exemplo, um lead que abriu um e-mail de vendas e clicou em um link, mostra que tem interesse naquele produto.
Já um que ignorou completamente tudo isso, ainda está em uma fase mais inicial do funil.
Isto é, com esses entendimentos, você consegue criar listas e segmentações com potencial enorme de conversão. Afinal, você conhece o comportamento.
Por isso é tão importante ter a sua própria base de leads e alimentá-la com o passar do tempo.
Afinal, é só com dados e estatísticas que você consegue separar esses leads dessa maneira tão precisa.
Criação de novos produtos/soluções com base nos leads
Os leads são importantíssimos para qualquer negócio. Afinal, eles trazem uma carga de informações absolutamente precisa para o gerente de marketing.
Muitas vezes, inclusive, é a partir da base de leads que se pode ter ideias de novos produtos ou serviços para implementar.
Afinal de contas, o tanto de informação que se pode extrair de uma base de leads é praticamente infinito.
No entanto, para conseguir essas informações precisas, a automação precisa acontecer. O tempo precisa passar e você precisa acumular dados e informações.
Quanto maior a carga de interação, mais informações você pode ter da sua base de leads.
Quem sabe, um novo produto ou serviço lucrativo não sai a partir de um comportamento que você identificou da sua base, não é mesmo?
Criação de relacionamento e branding
E por fim, você ainda terá a oportunidade de criar relacionamento e branding com a sua base de leads. Branding é importantíssimo, pois gera valor para a marca.
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