4 motivos para usar o calendário de conteúdo em seu planejamento

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Um bom calendário de conteúdo no planejamento é fundamental para garantir algo muito simples: a constância de publicações. Afinal, hoje em dia, é preciso se diferenciar por inúmeros fatores diferentes na internet, já que simplesmente estar online não é mais um diferencial.

Para entender a importância de um calendário de conteúdo, continue lendo este artigo do Casal B2B e veja como você pode aprimorar ainda mais a criação de conteúdo do seu negócio.

O que é um calendário de conteúdo?

Um calendário de conteúdo nada mais é do que a criação de um “passo a passo” de tudo o que vai ser postado na mídia social. Pode ser feito de várias maneiras: por semana, quinzena ou mensal.

A melhor maneira de desenvolver um calendário de conteúdo é quando não há uma limitação de ideias mas há um cumprimento de pautas. Afinal, determinadas pautas devem entrar no ar pois estão em alta e isso é algo importantíssimo para ficar em evidência. 

Mas ninguém tem bola de cristal para prever o futuro, não é mesmo? Por isso, ter uma pauta pronta é muito importante. E caso aconteça algo de muito impacto, nada impede de você criar alguma coisa pontual para aquele dia.

Depois, veja também esse vídeo que gravamos.

4 motivos para usar um calendário de conteúdo a partir de hoje

Agora que você já sabe o que é um calendário de conteúdo, é hora de colocá-lo em prática. Afinal, caso você não o faça, estará deixando inúmeras oportunidades interessantes passarem. Assim sendo, veja 4 motivos para fazer um calendário de conteúdo a partir de agora:

  • Organização de ideias.
  • Transpiração é melhor do que inspiração.
  • Garantia de conteúdo sempre.
  • Tempo para pensar.

Saiba mais a seguir.

Organização de ideias

Um calendário de conteúdo é também uma ótima maneira de organizar as ideias. Isto é, você pode construir um passo a passo prático com vários tipos de conteúdo que vão ao ar naquela semana ou quinzena e assim evitar que a necessidade de criação gere ansiedade e desconforto.

Um calendário editorial ou de conteúdo é ótimo para clarear tudo o que você está pensando e, de fato, colocar as coisas em prática. Afinal, muitas ideias juntas e sem colocá-las em prática não é nada bom para os negócios.

Inclusive, um calendário de conteúdo em seu planejamento ajuda você a desenvolver novas e criativas ideias para o futuro. Como por exemplo: você pode criar uma série de posts relacionados ao mesmo assunto e assim distribuir os temas durante um período de tempo.

Além disso, você também consegue pensar as pautas de maneira criativa e distribuí-las ao longo da semana, onde cada post será sobre um tema diferente: dicas, ideias, tutoriais, bastidores, etc.

Transpiração é melhor do que inspiração

Certamente você já ouviu falar muito sobre a inspiração para criar posts para as mídias sociais, certo? No entanto, saiba que nem sempre é a inspiração que você precisa para criar conteúdo. Na grande maioria das vezes, não é.

Afinal, conteúdo é algo que deve ser feito continuamente e de maneira criativa. No entanto, não há necessidade de reinventar a roda todas as vezes que um post vai para o ar. Basta unir ideias que deram certo com a necessidade da empresa e assim seguir em frente.

Desta forma, transpiração e colocar a mão na massa, muitas vezes, vai ser muito muito mais eficiente do que esperar a inspiração vir. Afinal, ela não vem do “nada”. Ela vem a partir de estímulos.

O calendário editorial para mídias sociais, desta forma, é uma excelente alternativa para quem precisa simplesmente fazer o que tem que ser feito.

Garantia de conteúdo sempre

Outro motivo pelo qual fazer um calendário de conteúdo é tão importante, é o fato de que ele vai garantir que a rede social receba sempre conteúdo. Como você sabe, hoje em dia, quantidade e qualidade devem andar juntas na internet. É muita gente produzindo conteúdo para atrair a atenção de poucas pessoas.

No entanto, para produzir sempre, é fundamental ter um norte que possa ser adequado para esse processo criativo. Um calendário editorial ajuda muito a tirar conteúdos de lugares “inacessíveis” que ficariam somente no campo das ideias.

O calendário de conteúdo evita que você tenha que parar tudo o que está fazendo no dia para ter uma ideia criativa e postar algo relevante na rede social. O calendário faz com que tudo seja pensado com antecedência e assim se crie uma rotina de conteúdo constante.

No entanto, lembre-se que deve haver uma flexibilidade no calendário para aproveitar determinados momentos de conteúdos em alta. Isto é, você pode pular conteúdos organizados para aproveitar um assunto que está em alta.

Tempo para pensar

E por fim, outro grande benefício de um calendário de conteúdo é o tempo para pensar no conteúdo em si. Isto é, você terá tempo suficiente para planejar todas as ideias e depois executá-las de maneira coerente para que possam ir ao ar.

Diferente de posts feitos em cima da hora, onde nem sempre se pode executar as coisas com calma e, nesses processos rápidos, alguns erros podem acontecer. Tanto erros de digitação como erros em arte de maneira geral.

Portanto, criar um calendário de conteúdo e planejamento é uma excelente maneira de garantir que você possa ter tempo para pensar nas melhores alternativas, estratégias e posts para as mídias sociais.

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