Conquistar o cliente ideal nem sempre é um trabalho fácil. Afinal, isso requer uma série de ajustes e ponderações. Muitas vezes leva tempo e há quem passe uma carreira inteira e nunca consiga entender quem é, de fato, o cliente ideal.
Mas não se preocupe, pois neste artigo, o Casal B2B vai te ajudar a entender mais sobre o seu cliente ideal. Entenda o que é, para que serve e como criar a persona do seu cliente ideal. Foque naquilo que realmente importa e você verá que muitas coisas ficarão mais claras.
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O que é cliente ideal no marketing digital
Antes de mais nada, precisamos entender o que é esse tal de cliente ideal no marketing digital, não é mesmo? Afinal, o cliente ideal geralmente está associado aquele cliente mais importante, que paga mais e que é mais lucrativo para a empresa. Isso pode funcionar mais em grandes indústrias. Mas outros tipos de negócio, não.
Assim sendo, o cliente ideal nada mais é do que um tipo de cliente desenhado pelo gestor de marketing. Isto é, o cliente ideal é pensado de maneira abrangente e várias características e informações são adicionadas a esse perfil, que se chama persona.
A partir do momento que existe uma persona, todas as ações de marketing e de produto da empresa passam a ter um caminho mais viável e claro. Afinal, é como se tirasse todo o mato da frente.
No entanto, para criar a persona para o seu negócio, produto ou serviço, não é tão simples. Muita pesquisa de mercado e experiência precisam ser levadas em consideração.
Por isso, a gente vai te dar uma mãozinha para entender, em 6 passos, como criar o seu cliente ideal.
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Como criar o seu cliente ideal em 6 passos
A criação do cliente ideal não é uma coisa que se faz do dia para a noite. No entanto, você precisa começar, tirar do papel e executar. Caso contrário, as coisas não vão andar. Por isso, aqui vai uma dica muito importante: comece com o que você tem!
A criação de uma persona passa por um processo de pesquisa, análise de comportamento, de medos e necessidades. Além disso, o fator criatividade também está envolvido no processo.
Para te ajudar, veja os 6 passos que você vai precisar considerar para criar o seu perfil de cliente ideal para o seu produto ou serviço:
- Entenda o mercado.
- Entenda a sua solução.
- Defina o perfil das pessoas que podem precisar da sua ajuda.
- Personalize a persona com dados pessoais.
- Alinhe a linguagem e a comunicação.
- Não desfoque.
A seguir, entenda mais sobre cada um dos itens.
Depois, veja também a história do marketing de conteúdo.
1- Entenda o mercado
Antes de qualquer coisa, você precisa dar um passo atrás e enxergar o mercado como um todo. Entenda como o mercado funciona hoje, quem são os concorrentes, o que eles fazem de bom e de ruim e comece a projetar a sua solução para esse mercado.
Muitas vezes nesse processo de pesquisa e entendimento do mercado é possível identificar oportunidades valiosas para melhorar um produto ou até mesmo criar um novo. As demandas do mercado e as necessidades das pessoas é que vão guiar o sucesso de vendas do seu produto ou serviço. Fique de olho nisso!
2- Entenda a sua solução
É comum que a gente tenha muito apego e carinho por um produto ou serviço. No entanto, é preciso estar sempre atento às realidades do mercado com base no seu produto. Por isso, entenda a sua solução para entender exatamente que tipo de pessoas e problemas ela atende.
Não adianta querer abraçar o mundo com uma solução. Principalmente se o produto ou serviço ainda não foi lançado. A criação da persona te ajuda justamente nisso: a encontrar o cliente ideal para fechar negócio e fazer as coisas andarem.
3- Defina o perfil das pessoas que podem precisar da sua ajuda
Agora que você já conhece bem o mercado e o seu produto, é hora de começar a definir o perfil das pessoas que poderiam comprar esse produto ou solução. Assim sendo, você precisará buscar o público-alvo ideal desse produto com base nas necessidades que você encontrou lá no tópico 1.
Por exemplo, se o seu produto é vender roupas de frio, certamente o seu público-alvo não serão pessoas que estão indo viajar para o Deserto do Saara, não é mesmo?
4- Personalize a persona com dados pessoais
Vamos deixar o seu cliente ideal ainda mais real! Essa é uma das atividades mais importantes na hora de desenvolver uma persona, pois você consegue deixá-la real o suficiente para incorporá-la em todas as suas ações de marketing.
Por isso, personalize a persona com dados pessoais. Dê um nome, crie uma idade, uma formação, uma profissão, um hobby e outras características. Mas não pode ser aleatório, ok? Precisa ser com base no seu público-alvo, no mercado e na solução!
5- Alinhe a linguagem e a comunicação
Com os dados da persona alinhados, você já sabe para quem deve comunicar o seu produto ou serviço. Por isso, crie uma linguagem adequada para falar com a persona que você acabou de criar. Isso vai te ajudar a se comunicar melhor e com mais eficiência! Dirigir-se a alguém é sempre mais fácil do que se dirigir a muita gente.
6- Não desfoque
E por fim, um dos passos mais importantes de todos: não desfoque! Se você criou uma persona com base no seu cliente ideal, o seu produto e serviço precisa seguir esse alinhamento. Caso contrário, você não conseguirá colher resultados apropriados e ter um feedback adequado para as decisões do futuro.
Conte com o Casal B2B para te ajudar nessa jornada e boas vendas!