O que é necessário para produzir conteúdo de qualidade? Entenda!

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Se você está querendo criar conteúdo de qualidade, saiba que é preciso entender alguns pontos importantes no processo. O primeiro deles, é: todo conteúdo deve ser de qualidade.

Isto é, se você pensa em produzir conteúdo apenas com o intuito de alimentar alguma mídia social e deixá-la movimentada, é preciso repensar a estratégia.

Afinal, o tempo das pessoas é curto e você precisa honrá-lo com algo que realmente seja valioso de alguma maneira.

Por isso, neste artigo, o Casal B2B vai te ajudar a entender mais sobre conteúdo de qualidade e como fazê-lo dar certo pra você e para o seu projeto.

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O que é conteúdo de qualidade? Veja 6 dicas para criar ótimos conteúdos!

Conteúdo de qualidade nada mais é do que um conteúdo que agrega valor para o dia a dia de alguém.

Esse valor pode ser visto de inúmeras maneiras: valor prático, valor de entretenimento, conhecimento, etc.

Tudo o que gerar algum tipo de valor para a pessoa que está consumindo, é um conteúdo que pode se tornar relevante e importante dentro de uma estratégia de marketing.

No entanto, é preciso entender que esses conteúdos terão uma performance muito melhor caso você escolha uma estratégia adequada. Não adianta postar por postar.

Aqui no nosso blog, temos um artigo para te ajudar nisso: Por que ter uma estratégia de marketing de conteúdo?

A seguir, veja 6 dicas práticas de como criar conteúdo de qualidade:

  1. Entendimento do público-alvo.
  2. Escolha uma linguagem pertinente.
  3. Crie o seu funil de vendas.
  4. Capte leads qualificados com o seu conteúdo.
  5. Reaproveitamento de conteúdo é uma tática importante.
  6. Faça uma parte 2 de conteúdos que foram bem.

Entendimento do público-alvo

O público-alvo é, sem dúvida nenhuma, um fator primordial e importantíssimo para garantir a criação de um conteúdo de qualidade. Afinal de contas, você faz conteúdo para as pessoas.

Por isso, antes mesmo de começar a criar conteúdo aleatório, nós sugerimos que você faça uma pausa e tente entender quem é o seu público.

Essa informação pode vir de muitas fontes. Principalmente se você já tem um plano de marketing em andamento.

Assim você poderá elaborar conteúdos específicos, com o tom certo e de uma maneira que as pessoas certas engajem com ele.

Veja mais sobre o assunto: Conquiste seu cliente ideal em 6 passos!

Escolha uma linguagem pertinente

Depois que você já conhece o seu público-alvo, é preciso avançar um pouco e entender, também, como se comunicar com ele.

A criação de conteúdo de qualidade parte também do princípio de que as pessoas vão se conectar com o conteúdo que você vai produzir.

Por isso, entender como conversar com o seu público é importantíssimo. É isso que garante que as pessoas, de fato, aproveitem o seu conteúdo ao máximo e o seu plano de marketing tenha êxito no longo prazo.

Escolha uma linguagem que vai se conectar com as pessoas e isso fará toda a diferença no longo prazo.

Crie o seu funil de vendas

Você certamente já ouviu falar sobre o funil de vendas e a sua importância, certo? Pois bem, o funil de vendas é importantíssimo na criação de conteúdo.

Afinal, todo o conteúdo que você cria precisa ter um objetivo muito claro dentro do plano de marketing. As pessoas precisam ser impactadas por algum motivo relevante no plano de marketing.

Cada conteúdo será criado para alguém que está em alguma fase do funil de vendas. Tenha essa estrutura bem organizada para saber o que postar e como postar.

Um conteúdo técnico, por exemplo, vai ser muito mais útil para quem já está em um estágio avançado no funil.

Já um conteúdo de conhecimento amplo, será muito mais útil para quem está no topo do funil e ainda precisa ser educado a comprar.

Entenda mais sobre as etapas do funil de vendas no vídeo abaixo:

 

Capte leads qualificados com o seu conteúdo

Plantar bom conteúdo fará você colher bons leads no futuro. No entanto, isso só será possível se você, de fato, captar esses leads de alguma maneira.

Portanto, capte leads. Peça o contato das pessoas. Crie oportunidades de ficar mais perto das pessoas que tem interesse no seu produto/serviço.

Os leads formarão a base do potencial faturamento do seu negócio e assim você poderá, cada vez mais, pensar em planos mais estruturados e estratégicos.

Tudo começa com a captação de leads frios que vão ficando quentes aos poucos, até o momento que realmente compram.

Mas você precisa usar o seu conteúdo para conquistar esses leads.

Reaproveitamento de conteúdo é uma tática importante

Você já ouviu falar sobre reaproveitamento de conteúdo? Essa é uma das técnicas mais importantes e consagradas no marketing de conteúdo.

Afinal, o conteúdo não tem uma “data de validade”, desde que ele seja criado dessa forma. Por isso, vale a pena reaproveitar conteúdo em várias outras mídias.

Um post no Instagram, por exemplo, pode virar um vídeo mais denso e completo no YouTube.

Um vídeo no YouTube pode virar um artigo completo e embasado no seu blog – e assim por diante.

No entanto, é preciso reaproveitar o conteúdo de maneira certa. Cada mídia tem um formato e um estilo.

Nunca use o “copia e cola” de seus conteúdos para todas as outras mídias. É preciso fazer, no mínimo, uma pequena adaptação.

Faça uma parte 2 de conteúdos que foram bem

Os conteúdos que foram bem precisam ser reaproveitados de alguma maneira. Afinal, esse é um sinal claro de um tipo de conteúdo que as pessoas gostaram.

Por isso, que tal fazer uma parte 2 desses conteúdos?

Um vídeo no YouTube que foi muito bem, por exemplo, pode virar uma parte 2. E assim por diante, com vários outros tipos de conteúdos.

No entanto, a parte 2 precisa fazer sentido. Isto é, o roteiro do conteúdo precisa, de fato, ser útil. Fazer por fazer nunca é indicado.

Conte com o Casal B2B para te ajudar a criar o melhor conteúdo para a sua empresa ou projeto. Entre em contato e saiba mais!

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