Quais são os principais erros na hora de produzir conteúdo?

erros na hora de produzir conteúdo
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Os erros na hora de produzir conteúdo podem indicar um caminho de insucesso para a sua jornada nas mídias sociais. Afinal, ao cometer alguns erros, não tem como “voltar atrás”, já que as mídias sociais são rápidas e dinâmicas.

No entanto, não se preocupe. Afinal, sempre se pode voltar para o rumo certo e fazer um trabalho mais adequado olhando daqui pra frente. Por isso, o Casal B2B vai te ajudar com algumas situações comuns – e que podem atrapalhar o desenvolvimento do seu negócio no marketing digital.

Veja 8 erros na hora de produzir conteúdo. Será que você comete algum deles? Continue lendo!

8 erros na hora de produzir conteúdo: Você comete algum?

Esses são alguns dos principais erros na hora de produzir conteúdo. Eles são mais comuns do que parece, já que muita gente apenas publica conteúdos por publicar.

No entanto, publicar de maneira aleatória, sem planejamento de marketing e sem um objetivo claro, não é o melhor dos caminhos. Afinal, isso pode gerar muita turbulência, ruído nos dados e poucas chances de conversão no médio e longo prazo.

Por isso, a seguir, entenda mais sobre esses erros pontuais e como evitá-los ao máximo.

erros no marketing de conteúdo para instagram

Você certamente já ouviu falar de persona e o quanto ela é importante no dia a dia de quem produz conteúdo.

Inclusive, temos um artigo muito legal para te ajudar na criação de personas, veja depois: Conquiste seu cliente ideal em 6 passos!

Assim sendo, é muito importante que você desenvolva uma persona para o seu negócio. Isto é, crie um perfil ideal de clientes que você quer atender – e foque neles! Assim você vai falar a língua das pessoas e não há necessidade de querer falar com “todo mundo”, já que você terá um público bem definido.

A linguagem, assim como a persona, é muito importante para qualquer plano de comunicação. Afinal, com a linguagem adequada, você poderá desenvolver uma série de comunicações precisas com a persona que você escolheu.

Isto é, crie uma linguagem única, que converse com o seu público e que seja a identidade da sua marca na internet.

Criar gírias específicas, por exemplo, pode ser uma boa ideia.

Além disso, o tipo de comunicação também é importante: mais leve, mais solta, mais formal, com memes, etc.

Na internet, se pode falar de tudo. No entanto, quando o assunto é marketing digital, é preciso ter foco e muito cuidado para não explorar áreas turbulentas.

Por isso, não faça conteúdos muito abrangentes. Não desvirtue o foco e fique dentro do assunto que você se propôs a falar.

Isso vai facilitar muito a comunicação com o seu público-alvo e você terá a plena convicção de que somente as pessoas com interesse genuíno estarão te seguindo.

Além de que, com conteúdos menos abrangentes, as chances de gerar desfoco são muito menores.

Lembre-se: quem quer falar tudo com todo mundo, não fala com ninguém.

Esse é um dos erros na hora de produzir conteúdo que, muitas vezes, é óbvio: não copie conteúdos!

Isto é, não faça cópias de outros criadores de conteúdo ou mesmo outras empresas.

Você até pode usar o mesmo tema de conteúdo e criar uma narrativa a partir da sua perspectiva, desde que faça sentido para a sua persona.

Mas copiar achando que “ninguém vai ver”, é completamente inapropriado e mais cedo ou mais tarde, vai dar problema.

O timing de assuntos muitas vezes é uma ótima oportunidade para criar conteúdos relevantes.

Por isso, é importante ficar atento sobre o que está acontecendo na internet e no mundo de maneira geral.

Se houver alguma oportunidade de falar sobre algum assunto do seu produto, negócio, serviço ou empresa, aproveitando um gancho de assunto em tendência, faça isso.

Muitas vezes, essas oportunidades aparecem com memes, eventos grandes, entre outros.

A revisão é importantíssima e, hoje, é uma das principais falhas na criação de conteúdo de pequenas, médias e grandes empresas.

Revisar um conteúdo não é apenas para verificar a gramática. Mas também, para verificar o contexto e entender se aquele conteúdo está adequado ou não.

Tentar perceber o conteúdo por diversas óticas é muito importante para evitar “furos”, polêmicas e, claro, erros.

erros na hora de produzir conteúdo

O reaproveitamento de conteúdo é uma das melhores soluções que você tem para alimentar tantas mídias sociais. Reaproveitar conteúdo é, sim, uma boa estratégia.

No entanto, somente copiar o conteúdo de uma mídia para outra, não é indicado.

Afinal, a linguagem do Instagram é uma, enquanto que do Facebook é outra e do YouTube mais outra.

Portanto, é muito importante que haja a adaptação do conteúdo para cada mídia, embora seja o mesmo assunto.

Um conteúdo sem objetivo é um conteúdo vazio. Ele está lá apenas para servir da paisagem.

Portanto, nunca produza conteúdos sem objetivos claros de marketing. O que você quer que aconteça depois que alguém consumir um vídeo, post ou artigo da sua empresa?

Tenha isso claro para poder medir os resultados e melhorar toda a produção de conteúdo em si. Conte com o Casal B2B para te ajudar nessa jornada de produção de conteúdo.

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