Por que ter uma estratégia de marketing de conteúdo?

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Uma estratégia de marketing de conteúdo é o passo zero para que você possa ter sucesso em vendas, captação de leads ou branding. Afinal de contas, uma boa estratégia de marketing de conteúdo é capaz de liderar uma série de ações pensadas e coordenadas rumo a um objetivo claro.

Por isso, neste artigo, o Casal B2B vai te ajudar a entender mais sobre a importância de criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Se você quer saber mais sobre o tema, continue lendo!

Estratégia de marketing de conteúdo – 5 motivos para você fazer uma!

Se você está com poucos resultados no seu marketing de conteúdo ou mesmo se você ainda não alcançou os objetivos que gostaria, o problema pode estar um pouco antes. Isto é, talvez o problema não seja exatamente o conteúdo. Mas sim, a estratégia que levou à criação daquele conteúdo.

Afinal, uma boa estratégia de marketing de conteúdo é o que vai levar o seu projeto para o caminho certo. Por isso, veja 5 motivos pelos quais você deveria pensar ou repensar na sua estratégia de marketing de conteúdo:

  1. Alinhamento entre setores.
  2. Identidade de linguagem e visual.
  3. Melhor maneira para observar resultados e ter feedback.
  4. Decisões tomadas com base em um objetivo.
  5. Melhor aproveitamento do conteúdo criado.
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A seguir, entenda mais sobre cada situação da lista acima.

Alinhamento entre setores

Uma das coisas mais importantes que uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode trazer para o projeto em si, é o alinhamento de setores. Isto é, o conteúdo criado não ficará defasado e não terá “furos”.

Por exemplo, se a agência que cuida das mídias sociais da sua empresa posta algum produto que está em falta no estoque, isso pode gerar ruído e uma má experiência para os potenciais clientes que eventualmente vão ver e querer aquele produto postado.

No entanto, se houver um alinhamento de setores, a estratégia de conteúdo é muito mais eficiente e ameniza os potenciais ruídos no conteúdo.

Identidade de linguagem e visual

Outro alinhamento importantíssimo que acontece a partir de uma boa estratégia de conteúdo, é o alinhamento visual. Isto é, a identidade visual da sua empresa será preservada e os conteúdos criados terão a mesma “cara”.

A identidade visual em todos os conteúdos ajuda a gerar conexão entre público e marca. Afinal, quando alguém vê algum post da sua empresa com a identidade visual aplicada, automaticamente, já sabe que é a sua empresa.

Sem estratégia de conteúdo, portanto, esse tipo de situação se torna difícil de controlar e executar.

Melhor maneira para observar resultados e ter feedback

Sem uma estratégia de conteúdo é o mesmo que pegar o carro e sair por aí dirigindo aleatoriamente. Afinal, uma estratégia de conteúdo ajuda não só para saber o que fazer dia após dia. Mas também, ajuda a olhar pra trás, ver o que deu certo e o que deu errado.

Colher feedbacks de uma campanha ou de uma ação de marketing somente será possível se houver um plano desenhado a ponto de você ver se tudo correu como o esperado. Essas informações serão importantíssimas para a saúde do marketing no longo prazo. Pois é com base nisso que você tomará decisões no futuro.

Decisões tomadas com base em um objetivo

O marketing de conteúdo não é apenas um nome bonito para resumir a  “criação de artes e postagem no Instagram”. O marketing de conteúdo envolve uma estratégia muito refinada em prol de um objetivo central. Isto é, o conteúdo criado sempre vai “apontar” para o objetivo da marca ou empresa.

Esse objetivo pode ser: captar leads, gerar branding, gerar valor, vendas diretas, remarketing, etc.

O mais importante disso tudo é que, com uma estratégia de conteúdo planejada, você poderá tomar decisões racionais sobre o caminho que o projeto está tomando. Você sabe o que fazer e o que não fazer dia após dia.

Melhor aproveitamento do conteúdo criado

E ainda, outro fator determinante que uma boa estratégia de conteúdo pode trazer para o seu negócio, é o melhor aproveitamento possível de algum conteúdo criado. Isto é, uma postagem no Instagram não “para” apenas nela mesma. Essa postagem pode virar tema de algum conteúdo no blog, pode virar uma live aprofundada sobre o assunto, etc.

Todas as ações criadas a partir do marketing de conteúdo podem virar algo maior e focado nos objetivos da empresa.

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Como fazer uma estratégia de marketing de conteúdo

Aqui no blog, já falamos sobre a origem do marketing de conteúdo. Afinal, marketing de conteúdo não é uma estratégia que surgiu da noite para o dia, com o crescimento da internet e da produção de conteúdo online.

O marketing de conteúdo é utilizado há dezenas de anos para construir audiências, gerar relacionamento e vendas. O poder do marketing de conteúdo é realmente muito grande, principalmente quando colocado em um plano de longo prazo e trabalho contínuo.

No entanto, como uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode ser criada? Basicamente, você precisará fazer o seguinte:

  • Entenda o objetivo central do negócio.
  • Aborde cada mídia como única.
  • Fale para uma persona.
  • Audite as ações e repita o que deu certo.

Se tudo isso ficou confuso e complicado, não se preocupe. O Casal B2B está aqui para te ajudar nessa jornada. Por isso, se você quiser desenvolver uma estratégia de conteúdo vencedora para a sua empresa, negócio ou projeto pessoal, conte com a gente.

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