Ideias de conteúdo: Como criar o conteúdo certo, no momento certo e para a pessoa certa

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Ideias de conteúdo é o que não faltam para que você possa desenvolver um bom plano para o seu negócio. No entanto, as boas ideias de conteúdo nem sempre são tão facilmente encontradas, principalmente porque envolve um grande processo de desenvolvimento e construção para chegar nelas. E umas das melhores formas de conseguir chegar nelas, é tendo várias ideias!

Só que quando o assunto é marketing digital, as ideias de conteúdo precisam estar alinhadas não só com a criatividade. Mas também, com o seu público-alvo e objetivos do negócio.

Assim sendo, neste artigo o Casal B2B vai te ajudar a desvendar algumas ideias para criar conteúdo em cima de estratégias

Acompanhe!

como criar conteúdo rápido

Melhores ideias de conteúdo para o funil de vendas

As melhores ideias para produção de conteúdo precisam seguir uma linha de raciocínio lógico que compreende, também, o objetivo final do negócio. Pode ser a colheita de leads ou outro objetivo de marketing. O mais importante é criar conteúdo estratégico.

Por isso, você precisa considerar não só a produção e as melhores ideias. Mas também, o processo de vendas que ocorre “atrás” de uma produção de conteúdo. Afinal, sempre que você converte um cliente, ele já passou por uma transição entre descobrir o problema, entender a solução e encontrar essa solução.

Esse caminho se chama funil de vendas. É lúdico, bem como se fosse um funil de verdade. O seu objetivo é fazer com que o potencial cliente passe pelo fim do funil – e isso significa que ele virou um cliente.

Continue lendo para entender mais sobre o assunto.

Como separar as ideias de conteúdo para o funil de vendas

A melhor maneira de construir conteúdo estratégico é entendendo a sua estratégia para saber o que fazer, quando fazer e como fazer. Afinal, existem inúmeras maneiras de criar conteúdo, em inúmeras plataformas diferentes.

Para que você não fique perdido e saiba o que considerar na hora de criar uma estratégia de conteúdo efetiva, é importante dividi-las em três fases: conteúdo de topo, meio e fundo de funil.

A seguir, entenda algumas ideias e dicas de como criar conteúdo para topo, meio e fundo de funil.

Topo de funil

O topo do funil é o lugar onde mais há pessoas. Afinal, é um ambiente em que você precisa conduzir conteúdos de todos os níveis de conhecimento, mas principalmente os níveis mais básicos.

É no topo do funil que você pode construir conteúdos para atrair um monte de gente diferente que talvez ainda não sabe que precisa de uma solução. Crie conteúdos explicativos, com dicas, ideias e outras bases elementares.

No entanto, só produzir passivamente não adianta. É preciso agir para levar essas pessoas do topo para o meio do funil. Para gerar essa condução, você pode oferecer materiais grátis em troca do e-mail ou ainda fazer remarketing para pessoas que visitaram um conteúdo de topo de funil.

Meio de funil

O conteúdo de meio de funil é um pouco mais avançado – mas ainda não muito. Aqui, você já pode explorar e explicar como uma eventual ferramenta funciona ou como o potencial cliente vai ter benefícios com determinada solução.

As ideias de conteúdo para o meio de funil estão atreladas a um princípio de que, quem está consumindo esse conteúdo, já tem uma base de conhecimento, já conhece o problema e está considerando uma solução para ele. Mas ainda não está totalmente convencido de uma série de questões. Inclusive, se o problema dele é realmente grande.

Fundo de funil

E por fim, o fundo de funil é o ambiente mais sensível de todos. Aqui, o cliente pode ficar por semanas e até meses até que, de fato, ele converta. E você precisa entender e saber como lidar nessa fase do funil.

O conteúdo para fundo de funil é muito mais técnico e especializado. Afinal, o potencial cliente já sabe que tem um problema, já sabe que existe uma solução e já está considerando a sua solução. No fundo do funil, ele precisa terminar de ser convencido. E os conteúdos certos, como provas sociais ou depoimentos, podem ajudar nisso.

conteúdo de topo, meio e fundo de funil

Onde criar conteúdo para o funil de vendas

As ideias de conteúdo que você pode criar são inúmeras. Só que, cada uma delas, vai encaixar melhor em uma plataforma ou mídia. 

Portanto, aqui vai uma dica: nunca use o mesmo conteúdo nas mesmas mídias. Afinal, os públicos e abordagens devem ser e são diferentes. Reaproveite, sim, o conteúdo em todos os lugares. Mas adapte a linguagem e o tom.

Assim sendo, veja algumas ideias de onde você pode criar conteúdo para funil de vendas:

Blog

O blog de um site é um ambiente fundamental para construir semântica para o Google entender sobre o que é o seu site. Por lá, você pode criar conteúdo de fundo, meio e topo de funil. Afinal, as pessoas vão chegar ao blog por meio daquilo que elas pesquisam no Google.

Mídias sociais

As mídias sociais são os lugares mais tradicionais para produzir conteúdo. Adapte a linguagem e entenda como o seu público se comporta por lá. Geralmente é o melhor lugar para conteúdos de topo de funil.

YouTube

No YouTube, você pode explorar a sua linha editorial em vídeo. É também um ambiente em que as pessoas chegam através de pesquisas e você pode criar conteúdos de topo, meio e fundo de funil.

Conte com o Casal B2B para te ajudar nessa jornada e bora construir juntos a sua estratégia de conteúdo!

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