As principais estratégias para um marketing de conteúdo no Instagram são aquelas que podem cumprir os objetivos propostos no projeto.
Afinal de contas, não existe estratégia sem antes existir um objetivo e um projeto, não é mesmo?
Por isso, neste artigo, o Casal B2B vai te ajudar a desvendar todos os mistérios de uma boa estratégia de marketing de conteúdo no Instagram.
Por que é tão difícil crescer? Como engajar as pessoas? Que tipo de conteúdo postar?
Continue lendo e saiba mais!
Você conhece as principais estratégias de marketing de conteúdo no Instagram?
Para crescer no Instagram, bombar uma conta e ganhar muito seguidores, é preciso fazer um trabalho de planejamento.
Afinal, tudo que começa de maneira aleatória, também pode ir por caminhos aleatórios. O que é péssimo para o projeto em geral.
Por isso, veja a seguir algumas ideias e estratégias de marketing de conteúdo no Instagram:
- Tudo começa pelo objetivo.
- Storytelling.
- Jornada do herói.
- Bastidores de processos.
- Aulas ao vivo.
- Direcionamento para landing pages.
A seguir, saiba mais sobre elas e comece a colocar em prática ainda hoje!
Tudo começa pelo objetivo
Antes de mais nada, você precisa começar por um bom objetivo. Isto é, você precisa criar um planejamento que indique os caminhos para atingir determinado objetivo de marketing.
Os objetivos de marketing são fundamentais para entender se os processos estão dando certo, errado e quais decisões tomar no futuro.
Se você tiver dúvidas sobre como fazer o planejamento, veja o nosso artigo: Como montar um planejamento de marketing de conteúdo? Entenda!
Storytelling
Entrando um pouco mais na questão das estratégias de marketing de conteúdo no Instagram, o storytelling certamente é uma ótima maneira de engajar pessoas.
Afinal, o storytelling nada mais é do que a arte de contar uma boa história. A história prende, gera muita curiosidade e faz com que as pessoas se conectem.
Por isso, uma das melhores estratégias que você pode usar para o seu marketing de conteúdo no Instagram é justamente a contação de histórias.
Conte histórias para o seu público e envolva-os em muitas possibilidades de engajamento.
Jornada do herói
Você já ouviu falar na jornada do herói? Essa é uma técnica de contação de histórias que certamente você deve colocar em prática.
A jornada do herói é uma boa maneira de fazer marketing de conteúdo no Instagram, já que envolve uma narrativa que conecta as pessoas pela empatia.
Isto é, as pessoas sentem empatia por alguém que teve dificuldades em determinados assuntos e depois “chegou lá”.
As pessoas querem saber qual é a jornada do herói para “chegar lá” também e você pode usar essa estratégia de inúmeras maneiras diferentes no seu Instagram.
Bastidores de processos
Outra estratégia de marketing de conteúdo no Instagram é aproveitar os bastidores de algum processo.
Isto é, você pode engajar e mostrar para as pessoas tudo que acontece na empresa, escritório ou projeto para que elas saibam “da onde vem” o produto ou serviço.
Esse tipo de conteúdo é ótimo para trazer um ar de “verdade” para o Instagram.
Afinal, trata-se de um conteúdo mais orgânico, vivo e que traz uma boa dose de genuinidade. É ideal para despertar curiosidade e engajar.
Aulas ao vivo
Você já pensou em fazer aulas ou vídeos ao vivo no seu Instagram? Se tem algo que prende e conecta as pessoas, hoje em dia, são as lives!
Afinal, um vídeo ao vivo já tem, por si só, todos os elementos que um conteúdo precisa: Gera gatilhos de curiosidade, surpresa e novidade nas pessoas.
Isto é, elas querem saber o que vai acontecer “depois”. Portanto, é muito comum que as lives tenham engajamentos muito bons, já que as pessoas querem saber qual é o “fim” do que você está contando.
Para fazer boas lives, você precisa construir um roteiro baseado em um objetivo.
Considere usar gatilhos mentais, principalmente os de storytelling.
Direcionamento para landing pages
Para garantir um contato mais próximo com as pessoas que seguem a sua conta no Instagram, os conteúdos podem ter objetivos de captação de leads.
Isto é, você pode captar os contatos das pessoas para interagir com elas além do Instagram.
Por exemplo, você pode criar uma landing page para captar contatos de e-mail ou colocá-las em um grupo de Telegram, por exemplo.
Mas além disso, uma boa lista de e-mails genuína que vem do seu Instagram, também pode ser uma ótima fonte de público-alvo em campanhas de Google Ads ou Facebook Ads no futuro.
Isto é, captar contatos e montar um ativo de público é fantástico por vários motivos diferentes.
Veja também este artigo: Como ter uma produção de conteúdo constante!
Como fazer marketing de conteúdo no Instagram
Para fazer marketing de conteúdo no Instagram, você precisa ter um planejamento e um objetivo. Sem isso, não é possível colher feedbacks para entender se o caminho está certo ou não.
Se você não sabe como fazer isso, temos inúmeros artigos aqui no blog para que você encontre tudo o que precisa e comece ainda hoje.
Mas se você preferir, entre em contato com o Casal B2B para te ajudar a desenvolver a melhor estratégia para o seu objetivo no Instagram.
Entre em contato para que possamos fazer uma avaliação e uma consultoria do seu negócio e assim idealizar as melhores estratégias para o seu negócio.
Lembre-se que postar no Instagram sem propósito é apenas um gasto de recursos que poderiam ser utilizados de maneira muito mais estratégica!