Os erros mais comuns no marketing de conteúdo para Instagram

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O marketing de conteúdo para Instagram é, sem dúvida nenhuma, uma ótima forma de monetizar algum produto ou serviço. Afinal, você atrai uma audiência extremamente qualificada e portanto consegue extrair dela muito valor para o seu negócio, já que são pessoas com alta inclinação para comprar algo de você ou do seu negócio.

No entanto, para “chegar lá” é preciso considerar uma série de processos que nem sempre são considerados. O Casal B2B vai te ajudar, neste artigo, a entender alguns erros comuns no marketing de conteúdo para Instagram.

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6 erros no marketing de conteúdo para Instagram

  1. Uso de hashtags aleatórias.
  2. Falta de programação.
  3. Comprar seguidores.
  4. Postar muito em um dia e nada no outro.
  5. Postar sem planejamento e objetivos claros.
  6. Falta do “próximo passo” para o lead.

Esses são os erros mais comuns que algumas pessoas cometem no marketing de conteúdo para Instagram. No entanto, além deles, há outros que estão de acordo com cada nicho de mercado, já que cada um deles vai apresentar necessidades específicas.

Mas, claro, você não quer errar no seu marketing de conteúdo para Instagram e por isso seguir uma linha de raciocínio e planejamento é preciso.

A seguir, entenda detalhes desses erros, por que não cometê-los e que tipo de problemas eles podem acarretar.

Acompanhe!

Depois, veja também como o Marketing de Conteúdo tem ajudado as empresas.

 

marketing de conteúdo para mídias sociais

 

1- Uso de hashtags aleatórias

Uma das coisas mais importantes para muitas pessoas que vão postar no Instagram, é o uso das famosas hashtags. Elas são usadas para vários tipos de objetivos, mas principalmente para atrair mais tráfego de pessoas qualificadas que eventualmente estão navegando pela hashtag.

No entanto, é preciso fazer uma seleção pontual de hashtags e assim usá-las somente quando há extrema necessidade ou quando se encaixa no objetivo da postagem. Usar um montão de hashtags ou mesmo algumas hashtags aleatórias, não é favorável. Não ajuda e deixa a publicação poluída visualmente.

2- Falta de programação

A falta de uma boa programação é um dos pontos mais críticos do marketing de conteúdo para Instagram. Afinal de contas, uma programação defasada, aleatória e sem nenhum começo, meio e fim, gera posts aleatórios. E você sabe: posts aleatórios atraem, também, pessoas aleatórias.

O que você quer fazer no Instagram é atrair as pessoas certas, no momento certo que sejam leads do seu negócio no médio e longo prazo. Para isso, crie uma programação de postagens constante e esteja sempre na linha do tempo das pessoas, em horários que elas sabem que você estará presente.

3- Comprar seguidores

Esse é um dos erros no marketing de conteúdo para Instagram que é muito fácil de cometer. Afinal, muitas vezes há a ilusão dos números ao acreditar que, quanto mais seguidores, mais a página vai bombar. Só que não é bem por aí.

Afinal, nós queremos vender produtos e serviços. Logo, o que precisamos é de pessoas certas, e não apenas de quantidade de pessoas. Por isso, vale mais a pena ter 100 seguidores absolutamente engajados, do que 1 milhão de seguidores fantasmas.

4- Postar muito em um dia e nada no outro

Outro erro crítico ao postar no Instagram é a quantidade de postagens e a desorganização delas. Lembra do planejamento e programação? É preciso ter. Caso contrário, os seguidores ficarão confusos.

Publicar muita coisa em um dia e nada no outro não é saudável. Vale mais a pena “guardar” postagens e postar todo dia um pouco para que, continuamente, você esteja presente e disponível para que as pessoas possam consumir o seu conteúdo.

Quantidade e qualidade precisam, hoje em dia, caminhar juntas. No entanto, é preciso fazer isso de maneira organizada e não aleatória.

Depois, veja também como montar um planejamento de marketing de conteúdo.

 

calendario de marketing de conteúdo

 

5- Postar sem planejamento e objetivos claros

Outro erro crítico do marketing de conteúdo é postar sem ter um objetivo claro. Isto é, ao realizar postagens, você precisa ter um objetivo pontual e muito definido sobre o que você quer com aquela postagem. Caso contrário, será uma postagem aleatória e não haverá nenhum tipo de análise racional sobre ela ter ido bem ou mal.

Por isso, defina objetivos viáveis para o uso do Instagram e use a ferramenta não apenas como uma forma de medir o ego pela quantidade de likes, seguidores ou alcance. Mas também, observe conversões e veja se as postagens estão, de fato, chegando cada dia mais perto do seu objetivo.

Lembre-se que postagens e marketing de conteúdo sem objetivo é o mesmo que sair dirigindo por aí sem destino: Qualquer lugar estará bom!

6- Falta do “próximo passo” para o lead

Se você quer usar o Instagram para aumentar as vendas do seu negócio físico ou online, é preciso considerar que cada seguidor ou cada pessoa que engaja com as postagens, são leads. Isto é, você precisa entender que o lead é, de fato, alguém importante e que ele precisa saber o que fazer “depois”.

Esse é um dos erros mais comuns do marketing de conteúdo no Instagram: postar, fechar tudo e voltar outro dia. Evite isso. Dê sempre um próximo passo para que o seu lead possa saber o que ele tem que fazer depois de ver a postagem.

Use chamadas para ação e com elas você poderá guiar o seu lead para uma página de vendas, uma lista de e-mails ou mesmo uma conversa no WhatsApp. Se a chamada de ação não fosse usada, o lead somente iria ver o post, curtir e ir embora.

Comece do jeito certo!

Começar no Instagram do zero é um desafio pra muito gente, o marketing digital tem ajudados muitas pessoas, mais porque é tão difícil o começo. Para crescer no digital é preciso ter métodos e caminhos certos para seguir, o grande problema é o excesso de informação que acaba nos prejudicando ao invés de ajudar! A melhor estratégia para Instagram, é o que vamos te mostrar nesse vídeo, ficamos felizes por você estar aqui e querer empreender ou ter um negócio do zero.

 

Conte com o Casal B2B para te ajudar nessa jornada de planejamento de marketing de conteúdo e vamos juntos crescer o seu negócio!

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Como já dissemos, somos uma agência de marketing de conteúdo, e somos realmente um casal