Quais objetivos do marketing de conteúdo?

Objetivos do marketing de conteúdo
🕘 4 min de leitura

Os objetivos do marketing de conteúdo estão relacionados, principalmente, com os objetivos da empresa em si. Afinal, o marketing de conteúdo nada mais é do que um braço do setor de marketing. Isto é, o conteúdo é uma ferramenta do marketing, que ajuda a construir relações, gerar vendas e aumentar o faturamento ao longo de um determinado período de tempo.

Por isso, neste artigo, o Casal B2B vai te ajudar a entender a real importância do marketing de conteúdo e como ele poderá trabalhar de maneira efetiva.

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objetivos do marketing de conteúdo

Entenda os objetivos do marketing de conteúdo

  • Aumentar as vendas.
  • Aumentar os leads.
  • Fidelizar clientes.
  • Manter relacionamento com leads e clientes.
  • Branding.
  • Educação do público-alvo.
  • Fazer endomarketing.
  • Construir um funil de vendas.

Esses são os principais objetivos do marketing de conteúdo. No entanto, os objetivos sempre estarão relacionados com aquilo que você planejou para o seu negócio. Afinal, o marketing de conteúdo é uma ferramenta para “chegar lá”.

Entenda mais sobre cada objetivo!

Aumentar as vendas

Aumentar as vendas é o objetivo central de todo marketing de conteúdo. Afinal, toda empresa ou negócio precisa de vendas para sobreviver. E com a ajuda do marketing de conteúdo, as vendas se tornam mais acessíveis pois há um projeto para conquistá-las no curto, médio e longo prazo.

No entanto, é preciso entender que um planejamento de marketing digital precisa acontecer para que as vendas possam sair do papel. Caso contrário, o marketing de conteúdo será apenas de postagens aleatórias nas mídias sociais – e isso não é bom.

Aumentar os leads

Outro grande objetivo do marketing de conteúdo é o aumento de leads. Isto é, você precisa considerar que, antes de uma venda, há uma prospecção de clientes e uma construção de relacionamento. Depois, sim, a venda acontece.

Por isso, o marketing de conteúdo está aqui para ajudar também nesse quesito: atração de prospectos. Afinal, você pode criar conteúdo estratégico de maneira que esse conteúdo atraia os leads certos.

Em um processo de educação e funil de vendas, eventualmente, vendas acontecerão de maneira natural.

Fidelizar clientes

Se você já tem clientes, vender novamente para eles vai ser mais fácil do que construir uma nova carteira. Por isso, nada melhor do que usar o marketing de conteúdo para fidelizar os clientes que você já tem, não é mesmo?

Essa fidelização pode acontecer de inúmeras maneiras diferentes e todas elas passam pelo ótimo produto/serviço que você oferece. Mas o marketing de conteúdo mantém os clientes quentes e sempre informados sobre o seu negócio, já que você vai estar em contato frequentemente.

Mandar e-mails, criar posts segmentados nas mídias sociais e disponibilizar materiais gratuitos ajuda a aproximar cada vez mais a relação.

fidelização de clientes

Manter relacionamento com leads e clientes

E já que estamos falando de fidelização e relacionamento, um dos objetivos do marketing de conteúdo é, também, manter um bom relacionamento com leads e clientes. Afinal, você pode (e deve) produzir conteúdos voltados para a sua base, de maneira que esses conteúdos possam virar vendas no futuro.

Ao enviar e-mails, criar posts segmentados nas mídias sociais e produzir conteúdo estratégico em blog, você garante um relacionamento próximo e quente. Logo, o seu produto ou serviço estarão sempre por perto de quem quer e precisa comprá-los.

Branding

O branding não pode ser deixado de lado, já que é um pilar fundamental do marketing de qualquer negócio. Por isso, um dos objetivos do marketing de conteúdo é também contribuir para um bom planejamento de branding. Isto é, a construção da imagem da empresa.

Um conteúdo segmentado e produzido de maneira estratégica ajuda a direcionar a atenção das pessoas e assim fazê-las entender a sua marca, empresa ou negócio. Branding é importantíssimo e o marketing de conteúdo ajuda muito!

branding de uma empresa

Educação do público-alvo

Você já parou para pensar que, muitas vezes, o seu público-alvo precisa ser educado para consumir algum produto ou serviço? Sim, muitas vezes o seu público-alvo só não sabe que precisa da sua solução e a venda está há um conteúdo educativo de distância.

Por isso é tão importante considerar, também, esse público. Afinal, um conteúdo de descoberta pode fazer a sua empresa vender muito mais em questão de meses. Um dos objetivos do marketing de conteúdo é justamente esse: fazer o público-alvo entender que ele precisa de uma solução que, até ontem, não sabia que precisava.

Fazer endomarketing

O endomarketing da sua empresa é tão importante quanto o marketing. Afinal, o negócio só funciona se todos que estão nele focam no mesmo objetivo e propósito. O endomarketing, portanto, pode ajudar a criar esse mesmo objetivo e propósito.

Criar conteúdo para os colaboradores da empresa ou negócio é muito importante. Você precisa considerá-los como pilares fundamentais do sucesso do negócio. Logo, educá-los e deixá-los a par de tudo que está acontecendo é importante.

objetivo e proposito de um projeto

Construir um funil de vendas

E ainda, outro objetivo muito importante do marketing de conteúdo é a construção do funil de vendas. Funil, esse, que vai ser responsável por conduzir todos os níveis de público-alvo que você tem no seu planejamento.

O conteúdo de topo de funil vai atrair interesse de vários tipos de pessoas. O conteúdo do meio de funil vai ter um viés mais educativo e mostrando a solução. E o conteúdo de fundo de funil visa fazer o prospecto converter.

Para fazer essa divisão e entender onde cada pessoa está, é preciso ter uma estrutura para mensurar e analisar resultados. Afinal, só porque um prospecto leu ou viu um e-mail específico, não significa que ele avançou de fase no funil de vendas.

Por isso, conte com a ajuda do Casal B2B para te ajudar no planejamento de marketing de conteúdo e bora vender mais!

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