Será que você comete erros ao gerar leads para o seu negócio? Sim, não basta somente gerar leads em quantidades enormes para o seu negócio. É preciso gerar os leads certos.
Afinal, são os leads que vão trazer resultados no médio e longo prazo. Logo, a base de fãs errada não traz benefício algum para o negócio. Pelo contrário: só faz o marketing gastar recursos.
Neste artigo, o Casal B2B vai te ajudar a entender mais sobre o assunto.
Portanto, continue lendo e saiba mais sobre os erros ao gerar leads para o seu negócio.
7 erros ao gerar leads para o seu negócio
- Não ter um cliente ideal definido.
- Captar leads de maneira aleatória.
- Não interagir com os leads após a captação.
- Entender o lead apenas como um número frio.
- Não trabalhar o topo do funil.
- Acreditar que o lead converte sozinho.
- Não segmentar.
Você comete algum desses erros ao gerar leads para o seu negócio? Se comete, não se preocupe. Afinal, você não está sozinho. É muito comum que muita gente cometa erros semelhantes.
O grande problema desses erros é que eles podem não ser percebidos no curto prazo. Afinal, são erros “silenciosos”.
No entanto, no médio e longo prazo, os erros podem custar caro e muitos recursos do marketing.
A seguir, saiba mais sobre como esses erros determinam alguns problemas graves no seu negócio.
Não ter um cliente ideal definido
O cliente ideal não é apenas um “charme” ou um “capricho” do marketing. Mas sim, é um processo que garante a alocação de recursos de maneira correta no seu projeto.
Afinal, como você vai investir em ações de marketing se você sequer conhece o seu cliente ideal?
Portanto, antes mesmo de criar ações para começar a captar leads para o seu negócio, defina um perfil de cliente ideal.
Estabeleça características como idade, profissão, necessidades e muitas outras informações importantes que fazem o seu produto, de fato, ser útil.
Inclusive, veja este artigo para te ajudar com esse tema: Conquiste seu cliente ideal em 6 passos!
Captar leads de maneira aleatória
A captação de leads é muito importante. Afinal, um lead pode se transformar em um cliente ao longo do tempo.
No entanto, ao captar leads de maneira incorreta, é muito comum que a sua empresa passe a não vender mais no médio e longo prazo, já que a prospecção está errada e aleatória.
Portanto, não capte leads a qualquer custo. Você não quer uma quantidade enorme de contatos. Mas sim, uma quantidade de contatos eficiente e que converta.
Quantidade não é qualidade. Lembre-se disso!
Não interagir com os leads após a captação
Captou leads? Ótimo! E agora, qual é o próximo passo?
Pois é… existem muitas coisas que você precisa fazer após a captação de um lead, uma vez que captá-lo é a tarefa mais “fácil” hoje em dia.
Portanto, ao captar leads, não esqueça-os. Não desista dos seus leads após a captação.
É preciso criar um projeto de interação com eles para que eles se mantenham quentes ou fiquem quentes com o passar do tempo.
Transformar um lead em cliente efetivo pode levar dias, meses ou anos. Tudo vai depender do grau de necessidade e adesão ao seu produto ou serviço.
Portanto, é fundamental ter um projeto de interação de médio e longo prazo para que o lead nunca esqueça de você – e vice-versa.
Entender o lead apenas como um número frio
O lead não pode ser um número frio. Isto é, apenas um número em meio a uma lista com um montão de outros contatos.
Portanto, ao criar uma interação eficiente, você deve entender o seu lead como uma maneira de garantir a humanidade dele. Isto é, trate seus leads como humanos, e não como números.
Não importa se você tem 100 leads ou 1 milhão de leads. O mais importante, é conduzir uma interação humanizada, próxima e real.
Não trabalhar o topo do funil
O topo do funil é uma das fases mais difíceis para conversão. Afinal, o lead que está no topo do funil, ainda não está pronto para converter.
No entanto, você não pode deixá-lo para trás. É preciso trazê-lo para perto, educá-lo e transformá-lo em um cliente no médio e longo prazo.
Portanto, alimente o topo do seu funil. Traga pessoas diferentes e que não estão 100% preparadas para o seu produto.
Afinal, essa é a sua chance de preparar essas pessoas de maneira eficiente até que elas virem clientes.
Acreditar que o lead converte sozinho
Alguns leads, sim, convertem sozinhos. No entanto, outros não.
Portanto, você não pode simplesmente acreditar ou ficar esperando que o lead vai converter sozinho, sem um guia ou auxílio.
Esteja sempre pronto para indicar os caminhos para que o seu lead saiba o que fazer, para onde ir, onde clicar e outras ações importantes.
Não segmentar
E ainda, mais um dos erros ao gerar leads para o seu negócio, é não segmentá-los. Isto é, segmentar de acordo com informações que sejam viáveis para o seu negócio.
Afinal, por mais que algumas pessoas tenham interesse no seu produto ou serviço, ainda assim, elas são diferentes uma das outras.
Portanto, a segmentação vai te ajudar a entender quem é quem e assim destinar ações de marketing mais eficientes.
Conte com o Casal B2B para te ajudar a conquistar mais clientes, a partir de uma geração de leads qualificados.
Entre em contato com a gente para explicar a sua necessidade e vamos juntos crescer o seu negócio!