O calendário editorial é fundamental para garantir uma organização saudável de toda a parte de conteúdo da sua empresa.
É a partir do calendário editorial que se pode entender, estabelecer e criar novas estratégias de conteúdo para alcançar o seu público-alvo.
Neste artigo, o Casal B2B vai te ajudar a entender tudo sobre o assunto. Continue lendo e saiba mais sobre calendário editorial, para que serve e como fazê-lo.
Calendário editorial: o que é?
Um calendário editorial nada mais é do que um planejamento de conteúdo para as mídias da sua empresa ou negócio em geral.
No calendário editorial, é possível ter uma noção completa de todo o conteúdo que vai entrar no ar nos próximos dias, semanas, meses ou até anos (por que não?!).
No entanto, para criar um calendário editorial é preciso de muito planejamento. Afinal, fazê-lo é uma tarefa de planejamento.
Portanto, é fundamental investir um tempo de qualidade do seu time para pensar em tudo de maneira que não fique engessado e travado.
Afinal, é importante que o calendário editorial tenha, também, uma certa flexibilidade para que alguns conteúdos possam entrar de maneira “não planejada”.
Continue lendo para entender mais.
Inclusive, veja este artigo depois: 4 motivos para usar o calendário de conteúdo em seu planejamento.
Qual é a importância do calendário editorial no marketing
O calendário editorial é muito importante em inúmeras frentes do marketing. Mas principalmente aquela que diz respeito a produção de conteúdo.
Afinal, com esse planejamento, é possível ter:
- Organização.
- Previsão.
- Big picture.
A seguir, entenda mais sobre isso.
Organização
A organização é um ponto importantíssimo para qualquer negócio. Com organização, é possível entender o plano amplo de tudo.
No marketing de conteúdo, não é diferente. E o calendário, nesse caso, serve como uma ótima fonte de organização.
Isto é, você sabe quando um conteúdo vai entrar, como ele vai entrar, que tipo de abordagem ele vai ter, para que público se destina e muito mais.
Sem organização, as coisas tendem a ficar complexas, difíceis de enxergar e muito desequilibradas. Perde-se muito tempo quando não há organização.
Previsão
Ninguém tem bola de cristal, mas com um calendário editorial, é possível fazer algumas previsões. Como por exemplo, a previsão de quando determinados conteúdos vão ao ar.
Essa previsão é importantíssima para garantir controle e entender tudo em um plano amplo.
Por exemplo, se você organizar uma ação para a black friday, já sabe quando os primeiros conteúdos deverão ir ao ar e como isso tudo vai funcionar.
Big picture
E ainda, com um calendário editorial, você consegue ter o big picture de tudo. Isto é, você consegue enxergar o plano de conteúdo de maneira ampla.
É como se fosse uma foto gigante com todas as ações lado a lado.
O big picture é como se fosse uma forma de enxergar todos os posts em um único lugar, com zoom out, tirando a lupa de cima.
Como fazer um calendário editorial
O calendário pode ser feito de inúmeras maneiras diferentes.
O mais importante, é facilitar o processo para que o tempo seja alocado corretamente, que é em planejar.
A seguir, veja algumas dicas de como fazer um calendário editorial:
- Organize datas comemorativas.
- Faça previsões para promoções.
- Escolha pautas para o blog.
- Escolha temas de mídias sociais.
Organize datas comemorativas
Um dos pontos mais importantes que você pode e deve considerar no seu calendário editorial, são as datas comemorativas.
Isto é, aquelas datas que você sabe que vão acontecer e que precisarão de conteúdo focado e exclusivo.
Desta forma, é possível criar conteúdo focado muito antes da data – e assim não perder tempo com isso lá na frente, nas vésperas.
Faça previsões para promoções
As promoções são importantes. Principalmente em determinados momentos do ano, como a black friday.
Portanto, como você já sabe que essas datas vão acontecer, é fundamental considerar um planejamento prévio para entender as ações daquele momento.
Fazer previsões para promoções em datas populares ou mesmo exclusivas do seu negócio é muito importante para todos os setores. Não apenas para o marketing.
Afinal, se o marketing sabe que na semana X haverá uma liquidação, a loja ou a produção da empresa precisam ter produtos para que isso aconteça.
Escolha pautas para o blog
Outro benefício de ter um calendário é a possibilidade de buscar pautas para o seu blog.
Isto é, você sabe exatamente quando cada pauta entrará no ar e como ela impactará o seu público-alvo dentro do funil.
O planejamento de um calendário editorial, muitas vezes, vai te ajudar a ter uma noção melhor de quais são as melhores formas de impactar o seu público.
Escolhendo as pautas do blog, inclusive, você consegue ter uma ótima percepção de conteúdo.
Escolha temas de mídias sociais
E por fim, você ainda pode escolher os temas das mídias sociais para trabalhar em determinado mês ou semana.
Separe as datas comemorativas já conhecidas, como Outubro Rosa e outras, e escolha outros temas que podem ser trabalhados durante o ano inteiro.
Isso ajuda muito a ter uma percepção completa da gestão das mídias sociais; a produção de conteúdo fica mais tranquila; e a medição de resultados também.
Conte com o Casal B2B para te ajudar a produzir o seu calendário editorial.
Criar um calendário editorial é o primeiro passo para uma produção de conteúdo focada, estratégica e de resultados.
Entre em contato com a gente para que possamos agendar uma conversa e assim desenhar as melhores estratégias para o seu negócio.