Por que o número de leads não é o único indicador de sucesso

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O número de leads é uma das coisas mais importantes para quem precisa vender. Afinal, com um bom número de leads, as chances de gerar vendas aumentam.

Essa afirmação é correta somente até certo ponto. Afinal, quando o assunto é encontrar as pessoas certas, qualidade sempre será melhor do que quantidade.

Neste artigo, o Casal B2B vai te ajudar a entender mais sobre o assunto. Veja se o número de leads importa e como fazer para captar os melhores contatos!

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O número de leads importa?

Importar, até importa. Afinal, sem leads, você não consegue vender. Além de que, venda é estatística: quanto mais pessoas souberem do seu produto, maior a chance de vender.

No entanto, a questão é que: essa quantidade de leads precisa corresponder a qualidade do seu público-alvo. Isto é, você até pode ter um grande número de leads, mas esses leads precisam ser qualificados.

Um lead qualificado surge a partir de muitos esforços de campanhas. Mas principalmente, com a montagem da persona e também a definição do seu público-alvo.

Para quem você quer vender? Quem são as pessoas que fazem parte do seu cliente ideal?

Essas perguntas devem ser respondidas de maneira adequada, honesta e coerente para tomar decisões racionais sobre o seu negócio.

Saiba diferenciar quantidade de qualidade

A quantidade de leads muitas vezes interfere diretamente no seu potencial de vendas. Afinal, sem leads, não há vendas. Todo comprador final, em algum momento, é apenas um lead. Mesmo que não na sua empresa.

Por isso, é muito importante saber diferenciar a quantidade de leads da qualidade deles.

Por exemplo, alguém que já sabe o problema que tem e já sabe de que produto precisa, é um lead quente e que vale a pena investir esforços maiores de marketing para converter.

No entanto, um lead que ainda não sabe muito bem o que precisa ou sequer sabe que tem um problema, é um outro tipo de lead, que precisa de outro tratamento.

A questão, é: todos os leads podem converter algum dia. Mas é preciso qualificá-los e entender onde cada um deles está no funil de vendas.

Com essas informações em mãos, é muito mais fácil para tomar decisões.

 

5 dicas de como captar os leads certos para o seu negócio

Agora que você já entendeu que só uma enxurrada de leads não é o suficiente para vender, está na hora de aprender como conquistar os melhores leads do mercado.

E para isso você deve, antes de mais nada, criar uma estratégia de marketing que possa compreender todas as suas necessidades e objetivos.

Veja 5 dicas de como captar os leads certos para o seu negócio:

  • Tenha um público-alvo definido;
  • Crie o seu funil de vendas;
  • Segmente de maneira adequada;
  • Ofereça conteúdos adequados para cada tipo de lead;
  • Limpe a sua lista de tempos em tempos.

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Tenha um público-alvo definido

Antes de mais nada, é preciso considerar o seu público-alvo como fator decisivo para captar os leads certos.

Portanto, comece a escrever e planejar: quem é o seu público-alvo? Quem deve comprar o seu produto? Esse tipo de entendimento é fundamental não só para captar os leads certos. Mas também, para desenvolver qualquer outra estratégia de marketing.

Afinal, o marketing deve estar completamente alinhado com o seu produto.

Por isso, comece a pensar no seu público-alvo o quanto antes.

Crie o seu funil de vendas

O funil de vendas é o “caminho” por qual um lead deve percorrer a trajetória até comprar algum produto ou serviço da sua empresa.

Portanto, o funil de vendas é uma maneira muito importante para garantir que você está falando com as pessoas certas, com o tom certo e com as mensagens certas.

Por exemplo, um lead frio, que ainda não está pronto para comprar, não necessariamente precisa ser descartado. Pelo contrário: ele pode ser educado e instruído, até que ele vire um comprador.

Já um lead quente, que sabe o que precisa, deve ser tratado de maneira mais instantânea e o produto tem que estar disponível.

Por isso, crie o seu funil de vendas para saber como abordar cada lead.

Segmente de maneira adequada

Segmentação não é tudo em marketing, mas é quase! Afinal, com uma boa segmentação, você consegue colocar os esforços certos, no lugar certo, de maneira apropriada.

Portanto, garanta uma boa segmentação no seu número de leads – seja ele alto ou baixo.

Divida as pessoas por idade, necessidades, comportamentos, nível de atenção e de conhecimento sobre o seu produto, entre outras.

Defina uma segmentação que seja viável para o seu negócio e concentre-se em conversar com essas pessoas de maneira correta.

Ofereça conteúdos adequados para cada tipo de lead

Conteúdo é rei! Principalmente na internet, onde ele deve estar presente em todo lugar. Portanto, foque em produzir conteúdos adequados para cada estágio do seu funil de vendas e para cada tipo de lead que entra.

Por exemplo: Um lead quente, não precisa de conteúdos esclarecedores sobre o seu problema. Já um lead frio, sim.

Portanto, por definição, entenda o seu lead e produza conteúdo para a “fase” em que ele está.

Limpe a sua lista de tempos em tempos

E por fim, limpe a sua lista de leads de tempos em tempos. Essa é uma tarefa ousada, mas importante.

Afinal, não há necessidade de continuar oferecendo um produto para quem não quer comprar ou eventualmente para quem já comprou.

Mas cuidado: esse trabalho requer muita atenção do marketing, de maneira a não limpar a lista da forma errada.

Não confunda “demora para comprar” com “desistência”. Afinal, um lead pode comprar de você 6 meses ou 1 ano depois que ele entrou na sua lista!

Conte com o Casal B2B para te ajudar nessa jornada.

Entre em contato com a gente e vamos juntos captar os melhores leads para o seu negócio!

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